O Ministério da Mediocridade adverte: o KX é prejudicial à burrice contente, ao conformismo babaca, à inércia covarde, à hipocrisia deslavada, à pseudo-felicidade do cidadão comum, à pose esquerdopata e à idiotice útil.

31 de março de 2015

A era dos néscios

Por que tanta gente "inteligente", incluindo jornalistas e acadêmicos, fala tanta bosta, inclusive na grande midia, nos dias atuais? Há vários modos de explicar. Um modo simples seria dizer que o padrão da educação está péssimo - o que é verdade, mas não explica tudo, porque alguns néscios tiveram boa educação. Depois, temos a doutrinação marxista cultural generalizada, que explica quase tudo, mas ainda falta algo: o método de raciocío aceitável atualmente, e justificado pelos outros fatores citados, além da falta de tempo e excesso de informação a que somos expostos.
O modo ideal de pensarmos seria aquele no qual nosso raciocínio fosse baseado em fatos, dados e pesquisas comprovadas, irrefutáveis e não-ideologizadas, analisados por uma mente imparcial. Mas quem faz isso? Na falta de informação confiável, poderíamos usar o método socrático, numa investigação feita com lógica, imparcialidade e honestidade, partindo do zero. Algo que também não se vê. Por fim, temos o método que todos usam hoje em dia, que é o método "idiota útil". Nele, a pessoa já começa qualquer raciocínio ou análise sabendo onde quer chegar: em conclusões que reafirmam princípios e posturas da esquerda internacional, visando fazer com que mentiras se tornem verdade através da repetição, e reafirmando mitos que justifiquem o socialismo, o estatismo e a perda de liberdades individuais em favor de um estado que iria "proteger" os mais fracos e impor uma justiça simplório e totalitária.
Esses indivíduos, ao contrário de seus manipuladores, não sabem que fazem parte de um plano fascista, e pensam que estão apenas sendo "do bem" e apoiando a "causa certa", sem nem imaginar aonde isso tudo pode chegar (e já está chegando). Por isso o termo "idiota útil" foi criado, para se referir aos idiotas que ajudam ditadores chegar ao poder sem nem desconfiar. O sistema educacional, e principalmente as universidades públicas, já se tranformaram em meras fábricas de idiotas úteis. Mas a grande maioria da população ocidental, mesmo quem não estudou, já foi doutrinada por outros meios (midia, cultura de massa, discurso político etc). Isso explica a existência e o sucesso de "pensadores" desde Jô Soares e Tico Santa Cruz, passando por Marilena Chauí e a turma da Usp, os porres da MPB, artistinhas da Globo, juntamente com toda a esquerda-caviar que se deslumbra com eles, até os burrinhos coitadinhos bonzinhos que ficam dando like no facebook para posts feministas, socialistas, coitadistas, vitimistas e etc. É isso. Complicado mas, ao mesmo tempo, simples de entender.