Nelson Rodrigues, famoso por suas frases cruelmente verdadeiras, falou várias vezes sobre algo que talvez seja o que há de mais irritante no nosso tempo: a ascenção do idiota. O idiota, aquele que pensa que sabe alguma coisa e que a opinião dele tem algum valor. Felizmente, Nelson não viveu para ver a internet, ou certamente cometeria suicidio, de tanto desgosto, ao ver que a voz do idiota, além de ter se tornado padrão, agora está em todos os lugares, e com aspecto de respeitabilidade! E isso se refere tanto ao idiota "profissional" como é o caso dos "jornalistas" e "intelectuais" modernos (não apenas no Brasiu, mas no mundo todo) quanto o idiota "útil" que é aquele cidadão comum que embarca no discurso dos idiotas profissionais e serve como um robô de disseminação da idiotice profissional alheia, como se a própria idiotice "amadora" dele já não bastasse.
E quando é que o idiota se revela de forma mais gritante? Obviamente, quando fala (ou tenta falar) de política, que é um assunto extremamente complexo, mas que a idiotice conseguiu fazer parecer que é algo simples, que pede apenas emoção e boas intenções para sua análise. Os idiotas adoraram isso, pois agora podem tudo! Quando lemos opiniões profissionais ou amadoras sobre certos "temas quentes" na midia social, podemos sentir provavelmente a tristeza e o desprezo que Nelson sentia dos cidadãos comuns. É quando podemos ver como são simplórios e fáceis de fisgar os peixinhos da lagoa pós-moderna. Vou listar apenas alguns tópicos "quentes" e algumas "análises" comumente encontradas hoje em dia na midia social. Geralmente feitas por aquele seu amigo que estudou, que é um cara (ou uma menina) legal, quer ser "do bem", mas que está colocando 95% de boa fé e apenas uns 5% neurônios no que diz:
- discurso sentimental e hipócrita de "bom-mocismo", "igualdade", "tolerância" e "justiça social" por parte de políticos de esquerda (no mundo desenvolvido, conhecidos como "liberais") como Obama ou Trudeau, ou celebridades mongolóides como Bono Vox e George Clooney: as pessoas acham LINDO. Como se o que importasse fosse beleza. O que importa são fatos, lógica, coerência, coisas que não existem em tais discursos, mas ninguém se importa! Se fosse só por entretenimento, tudo bem. Mas acontece que os idiotas repetem tais discursos lindamente vazios e votam nos caras! Isso é mais absurdo do que parece. Pare e pense. Ser fã dessa gente não seria problema. Mas, realmente apoiá-los, com base na beleza do que eles dizem é receita de tragédia (que já está acontecendo). Eles são líderes que destroem suas nações, a segurança, a economia e a liberdade de seus cidadãos em nome de "ideais bonitos". São meros ditadores "do bem", em alguns aspectos bem piores do que os adversários deles. Mas recebem sempre a admiração e o aplauso deslumbrado e desinformado dos idiotas comuns, afinal eles "defendem coisas boas" no discurso deles...
- direito de legítima defesa: os esquerdistas fizeram os idiotas realmente acreditarem que não devem ter o direito de defender sua própria vida e a de terceiros, ou seus bens, e associaram tal direito à ideia de maldade, violência e extremismo político! Na verdade, legítima defesa é não apenas um direito, mas até mesmo um dever do cidadão, dentro de suas possibilidades, na defesa das leis e da civilização. A esquerda faz isso porque quer cidadãos mansos, desarmados, medrosos e submissos, que não lhe façam opsição, e nem apresentem risco ao autoritarismo do estado. O grande símbolo dessa doutrinação sabemos qual é: as armas, que se tornaram o grande bode espiatório de todo o desastre das políticas "liberais" que levaram o ocidente ao grau de violência e terrorismo que temos hoje em dia. E chega a ser patético ouvir um brasileiro dizendo que "brasileiro não pode ter arma não". Existe maior confissão de infantilidade, incapacidade e incompetência civil? Admissão de imbecilidade?
- feminismo: talvez o assunto que dê mais pena. Como sabemos, trata-se de um movimento marxista que (juntamente com outros) visa a reengenharia social e o autoritarismo de esquerda, com finalidade socialista. Mas as pessoinhas realmente acreditam ser um movimento "do bem", para libertar as mulheres da "terrível opressão" que sofrem por parte da "sociedade machista". Sério? Tem gente que, quando questionada sobre essa fé cega, chega a citar a definição do dicionário (escrita por idiotas profissionais) para "comprovar" que o feminismo realmente é um movimento honesto e sincero por igualdade, e "do bem". Pasmem! Gente que "estudou" faz esse tipo de coisa!
- assuntos de gênero: novamente, o estado querendo tomar para si o controle de algo privado (sexualidade) e impor uma narrativa de "opressão" com fins de lucro político e social. A tal "violência contra gays e similares" é a mesma contra mulheres, homens e crianças hetero. Todos são vítimas da mesma forma, pelo menos no Brasiu. Mas eles fazem as pessoas acreditar que certos grupos sofrem mais e por isso precisam da tutela estatal e vantagens perante a lei. Também, sexualidade é assunto privado e não é motivo de orgulho, seja ele hetero, gay, trans ou "os cambau" - pelo menos para gente sensata. Ah, e só existem dois gêneros. Quem quiser se dizer ou se sentir de algum outro, fique à vontade, mas não pode exigir que os outros aceitem um delírio ou fantasia como realidade científica! Infelizmente, isso vem sendo feito, inclusive pelos políticos "bacanas" que eu citei no começo!
Enfim, há muitos outros assuntos onde a idiotice domina e que nos ofendem a inteligência hoje em dia. Como o politicamente correto, as cotas raciais (racismo "do bem") ou a tal da "islamofobia", por exemplo. Mas acho que estes sejam os principais, então paro por aqui. Ou o post se alonga ainda mais, falando sobre assuntos diferentes mas com a mesma explicação e finalidades criminosas por parte do estado e da esquerda mundial.