O Ministério da Mediocridade adverte: o KX é prejudicial à burrice contente, ao conformismo babaca, à inércia covarde, à hipocrisia deslavada, à pseudo-felicidade do cidadão comum, à pose esquerdopata e à idiotice útil.

7 de fevereiro de 2015

Catch 22 e tirania

Talvez, a maior ilusão política dentro da mente incapaz do brasileiro, depois do estatismo, seja aquela segundo a qual a situação está péssima só porque os políticos são safados e que existe a possibilidade de se eleger políticos honestos, "votando certo", para melhorar as coisas. Primeiro, político não é honesto, e se tornou político apenas porque percebeu que pode roubar muito sendo político. E as raras exceções? Ou também se tornam safados depois de eleitos ou simplesmente se tornam irrelevantes, pois não podem fazer nada sozinhos.

Em conclusão, o grande e verdadeiro problema é o sistema político e o modelo de estado que há no Brasiu (e outros países de mesmo naipe). Essas duas coisas precisam mudar, e apenas tal mudança pode trazer melhorias. É impossível "votar certo" enquanto existir o sistema vigente. Nem Jesus nem Buda seriam capazes de fazer algo bom, se eleitos! E aí entra o "catch 22", que é uma expressão inglesa usada para se referir a uma situação onde você não consegue fazer "A" porque tem que fazer "B" primeiro. Mas você não pode fazer "B" sem fazer "A". Ou seja, você não pode fazer nada. E ela é perfeita para descrever o problema brasileiro porque sabemos que o grande problema é o sistema político e modelo de estado, que só podem ser mudados pelos políticos, mas os políticos jamais vão querer mudar isso, porque isso é o que os permite ser bandidos com impunidade! Em suma: nada vai mudar.

A única solução que me vem à mente seria a tirania no modelo grego antigo, quando um tirano era escolhido para instaurar uma "ditadura consensual" durante um período limitado de tempo, de modo a fazer algo que a democracia não é capaz de fazer. Exatamente como é o caso no Brasiu atual, onde a democracia jamais vai conseguir fazer mudanças para seu próprio bem, porque os políticos não querem tais mudanças, não vão fazê-las e o povo não tem poder de pressão algum sobre eles. Mas, é claro que eu não estou propondo isso, por vários motivos... Foi só uma divagação.