A midia social (a da vez é o facebook) já se tornou uma esfera inevitável da nossas vidas. Por mais cretina que seja, ela tem suas utilidades práticas em vários sentidos - inclusive o profissional. Mas, ao tirarmos proveito dela, esbarramos num grande incômodo: o amigo comum - aquele conhecido ou colega que cisma em adicionar você e condená-lo a aturar todo tipo de mediocridade diariamente.
Tem o comunzão que acha legal ficar falando de futebol e se gabando da bosta do time dele (como se isso fosse assunto), o "boa-praça" amigão que gosta do que todo mundo gosta e partilha videos musicais de bandas óbvias de pop-rock, a crentinha frígida e semi-virgem que atribui sua vida sem graça a Jesus e acha lindo proselitizar, o pseudo-intelectual seboso com seus clichés que denotam o "refinado bom gosto e profundidade padrão" da classe média com diploma, a gostosa consumista produzida e caça-marido com suas lindas fotos em lugares especiais e aquele sorriso estático de "sou feliz em minha vida social agitada com gente bonita e rica", o mano que acabou de chegar do orkut e ainda tem aquela fotinha-casal no perfil ou na balada de pobre ou ainda, brasão de time - e a namorada dele, que também ostenta uma foto-casal e muitas outras, tiradas em frente ao espelho, de cima para baixo fazendo bico. Tem também a moça classe média "séria" partilhando piadinhas puritanas, MPB, auto-ajuda romântica e sua aliancinha de noivado, que ela esperou por tantos anos. Esses são os tipos básicos, com pequenas variantes ou combinações diferentes.
Solução? Criar uma rede apenas para gente original e interessante seria inviável, mesmo porque os tipinhos acima seriam os primeiros a entrar. Melhor é usar a plataforma já existente e bem mantida, tomando o cuidado de criar dois perfís: um comum, com fotos bonitas, onde você aceita essa gente e só entra uma vez por mês, para saber como anda o universo deles e dar risada - e também para possíveis empregadores (caso você precise) verem que você é uma pessoa "normal" e inofensiva. No outro, sem seu nome ou foto, você mantém contato com quem interessa e partilha coisas mais inteligentes e relevantes. Fácil, não?